15 concursos mais fáceis de passar para nível superior

A aprovação em um concurso público exige foco e dedicação por parte do candidato. De fato, são muitos os que buscam um cargo como servidor público e a tão sonhada estabilidade de emprego. No entanto, alguns concursos, por serem menos divulgados e pouco populares, são considerados mais fáceis de passar.

Outros fatores, como a exigência de formação específica e cargos destinados a cidades do interior do país, também influenciam em um menor índice de concorrência. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo citar 15 concursos em que a aprovação pode ser conquistada mais facilmente.

A maior parte dessa análise foi feita para concursos de nível superior. Você verá que mesmo cargos com altos salários são pouco concorridos em algumas situações. Basta saber procurar.

Agência Nacional de Águas (ANA)

A ANA é uma agência reguladora dedicada ao cumprimento das diretrizes estabelecidas pela Lei das Águas do Brasil, n° 9.433 de 1977. O cargo de consultor da ANA exige conhecimentos técnicos específicos e avançados, experiência mínima comprovada e formação em nível superior, o que acarreta em um baixo número de concorrentes.

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

A ANS é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde e responsável por regular o mercado de planos de saúde do país. Além de ser um concurso público pouco conhecido, as provas específicas para os cargos de nível superior, como Direito, Ciências Contábeis e Administração, envolvem conhecimentos específicos.

Agência Nacional do Cinema (Ancine)

A Ancine é uma agência reguladora cujas atribuições são referentes ao fomento, fiscalização e regulação do mercado audiovisual e de cinema do Brasil. De forma geral, o processo seletivo envolve a realização de uma prova de questões objetivas que abrange conhecimentos do Poder Executivo e há ainda exigência de nível superior, o que consequentemente afasta os concorrentes.

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

Vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a ANEEL tem como finalidade fiscalizar os serviços de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. Embora as provas de nível técnico sejam mais concorridas e difíceis de passar, os cargos de especialista exigem nível superior e têm menor concorrência.

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

A Anatel é uma agência reguladora responsável por promover o desenvolvimento das telecomunicações do Brasil a partir de uma estrutura moderna e eficiente, capaz de fornecer serviços adequados a preços justos. O concurso destinado a candidatos de nível superior envolve a realização de prova objetiva, prova discursiva e análise de títulos, o que reduz a concorrência.

Além disso, atualmente a Anatel apresenta um déficit no quadro de servidores ativos de 271 pessoas, o que indica que o próximo concurso público poderá ofertar um maior número de vagas.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

O BNDES é um banco de desenvolvimento utilizado pelo Governo Federal como instrumento para o investimento e financiamento de longo prazo nos mais diversos segmentos da economia nacional. O ingresso efetivo no BNDES ocorre por meio de concurso público com constituição de cadastro de reserva, e há exigência de formação específica para cada cargo.

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

A Conab é uma empresa pública responsável por garantir a regularidade do abastecimento, a segurança alimentar e nutricional e por promover a garantia de renda ao produtor rural. Como o concurso é pouco conhecido e divulgado, em geral a concorrência costuma ser baixa, facilitando o ingresso efetivo na Conab.

Defensoria Pública da União (DPU)

A DPU é um órgão institucional responsável por exercer a orientação jurídica e defesa dos necessitados do Estado perante o Poder Judiciário. Embora o cargo de Defensor Público Federal seja uma das funções mais concorridas do país, com remuneração aproximada de 16 mil reais, alguns concursos de nível superior da DPU costumam ter baixos índices de concorrência, como os cargos de bibliotecário, arquivista, assistente social, psicólogo, sociólogo e contador.

Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)

A Finep é uma agência pública que visa garantir o desenvolvimento social e econômico do país através do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em instituições públicas ou privadas. Devido às exigências descritas nos editais de concurso da Finep, que envolvem conhecimentos específicos sobre inovação, serviço público e língua estrangeira, a prova costuma ser pouco concorrida, e a aprovação pode ser mais facilmente obtida pelos candidatos.

Fundação Biblioteca Nacional (FBN)

Localizada no Rio de Janeiro e considerada a maior biblioteca da América Latina, a Fundação Biblioteca Nacional é o depositário do patrimônio documental e bibliográfico do Brasil. O concurso público para ingresso na Biblioteca Nacional consiste de uma prova de questões objetivas e um estudo de caso discursivo sobre determinado tema de natureza técnica de cada cargo. Como a prova é específica para cargos pouco procurados, como bibliotecário e arquivista, costuma ser fácil de passar.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)

O IBAMA é um órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Suas atribuições envolvem a garantia da execução da Política Nacional do Meio Ambiente e o cumprimento de atividades direcionadas à preservação e conservação do patrimônio natural. A prova objetiva do concurso engloba conhecimentos básicos e específicos, como legislação do meio ambiente, finanças e contabilidade pública, e noções de direito constitucional e administrativo. Dessa forma, candidatos bem preparados têm maior chance de compor o quadro efetivo dessa autarquia.

Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio)

O ICMBio é um órgão ambiental vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, sendo responsável por executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e ainda por fomentar e executar programas de proteção, pesquisa, preservação e conservação da biodiversidade. Para cargos de nível superior, o conteúdo programático exigido no concurso compreende conhecimentos técnicos bastante específicos, tornando a prova pouco concorrida.

Concursos municipais

Os concursos municipais costumam ser bem menos procurados em relação aos concursos estaduais e federais. Além disso, eles apresentam uma ampla variedade de vagas e cargos destinados aos níveis fundamental e médio. Neste sentido, a prova costuma ser mais fácil e a concorrência menor.

Concursos com menor número de vagas

Em geral, concursos que oferecem um maior número de vagas atraem mais candidatos. O contrário também se aplica, acarretando em uma menor concorrência.

O fato de haver somente uma ou duas vagas para um cargo, por exemplo, pode assustar. Mas muitas vezes essas mesmas vagas acabam sendo concorridas por apenas 30 ou 50 pessoas. Se você considerar que muitas acabam nem indo fazer a prova, e a grande maioria não estudou absolutamente nada, em alguns casos você acaba concorrendo apenas contra você mesmo.

Concursos em cidades do interior

Se você busca por um concurso mais fácil de passar, não subestime as pequenas cidades do interior. Como poucos estão dispostos a essa mudança, as provas em tais localidades são pouquíssimo concorridas.

Voltar para: FUNCEFET