noticias

Concursos em andamento e previstos para Nilópolis – RJ

Prefeitura de Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis prevê a abertura de novo concurso público para preenchimento de 527 vagas imediatas na cidade. A expectativa é de que as oportunidades sejam destinadas a cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior.

Para o nível fundamental, a previsão é de oportunidades para as funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Inspetor, Monitor Escolar, Merendeira, Motorista e Vigia. O ensino médio/técnico deverá contemplar os cargos de Intérprete de Libras, Fiscal de Tributos, Oficineiro, Professor de Ensino Básico e Técnico de Enfermagem. Por fim, para o nível superior, serão ofertadas vagas para Biólogo, Bibliotecário, Farmacêutico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutriciosta, Odontólogo, Professor, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Veterinário e Médico.

De acordo com o disposto no Termo de Referência da licitação, o processo de seleção poderá abranger 4 etapas, a depender da função, incluindo:

  • Prova objetiva composta por 40 questões
  • Prova de aptidão médica
  • Prova de aptidão física
  • Prova de títulos

O último concurso público da Prefeitura de Nilópolis ocorreu em 2016, sob responsabilidade da banca organizadora FUNRIO. O quantitativo de 291 vagas foi distribuído entre cargos da área da Saúde e da Educação, visando o preenchimento de postos imediatos e formação de cadastro de reserva. A jornada de trabalho semanal exigida variava entre 16 a 40 horas, e o vencimento básico entre 880,00 a 3.380,00 reais.

Os candidatos da área da Saúde realizaram prova objetiva abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Lei Orgânica do Município de Nilópolis, Sistema Único de Saúde e Conhecimentos Específicos estabelecidos em edital. Já o processo de seleção dos candidatos da área da Educação realizaram prova objetiva contemplando Língua Portuguesa, Lei Orgânica do Município de Nilópolis, Fundamentos da Educação e Conhecimentos Específicos, além de prova de títulos.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou oficialmente no início de 2020 o edital de lançamento de processo seletivo simplificado para a contratação temporária de pessoal disposto a atuar no Censo Demográfico 2020. A cidade de Nilópolis será contemplada com 148 vagas disponíveis para a função de recenseador.

A seletiva ocorrerá sob coordenação pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Os candidatos interessados serão avaliados mediante realização de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que irá contemplar as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ética no Serviço Público e Conhecimentos Técnicos. Além disso, será realizada uma etapa de treinamento, com o intuito de capacitar o candidato aprovado para a aplicação de conceitos e procedimentos na condução do Censo Demográfico.

O requisito mínimo de escolaridade exigido para participação no concurso é ensino fundamental completo. A remuneração do recenseador é variável e o cálculo será feito por produção, considerando o setor censitário de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), o número de pessoas recenseadas, o tipo de questionário aplicado e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho prevista será de, no mínimo, 25 horas semanais, e o contrato deve durar até 3 meses, podendo ser prorrogado a critério do Instituto. A inscrição deverá ser realizada no sítio eletrônico do Cebraspe, e a taxa é de 23,61 reais.

Porém, ressalta-se que, em comunicado oficial publicado no dia 17 de março de 2020, o IBGE determinou o adiamento do concurso para o ano de 2021, em decorrência do quadro de emergência de saúde pública provocado pelo coronavírus (Covid-19). De acordo com o disposto pelo Instituto, a natureza de coleta da pesquisa predominantemente domiciliar e presencial e a falta de tempo hábil para treinamento do pessoal, devido a recomendação atual de isolamento social, impede o prosseguimento do cronograma do IBGE. As provas do processo de seleção, previamente agendadas para o dia 24 de maio, serão remarcadas em data a ser definida.

Concurso Jovem Aprendiz Correios 2020

O concurso Jovem Aprendiz publicado pelos Correios em 30 de março de 2020 está em andamento e disponibiliza 04 vagas para o município de Nilópolis para preenchimento imediato e formação de cadastro de reserva de jovens aprovados. De acordo com o edital n° 001/2020, as vagas serão destinadas ao provimento dos cargos de Assistente Administrativo e Assistente de Logística.

Os interessados devem cumprir alguns requisitos, como ter entre 14 e 22 anos completos até a data do ato da contratação, estar cursando, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental, e ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem no turno para o qual se inscreveu. A carga horária é de 20 horas semanais, distribuída em 4 horas diárias.

A primeira etapa do processo de seleção envolve a avaliação dos seguintes quesitos:

  • Renda familiar mensal
  • Idade
  • Instituição de ensino
  • Participação em programas sociais previstos no edital

Os jovens convocados para a próxima etapa de classificação deverão comprovar, por meio de documentos oficiais, todos os quesitos acima. A ausência de comprovação de qualquer item acima conforme previsto em edital resultará na eliminação do candidato.

A terceira etapa, denominada pré-admissional, de caráter eliminatório, será constituída pela realização de exames médicos admissionais, matrícula no Curso de Aprendizagem e entrega de documentos pessoais aos Correios. Os jovens que não comparecerem na data, horário e local definidos serão eliminados, assim como os candidatos que não sejam capazes de cumprir a jornada de aprendizagem no turno escolhido.

Por fim, a etapa de contratação será constituída pela assinatura do contrato pelos candidatos aprovados nas fases anteriores. A convocação dos jovens se dará mediante interesse dos Correios, e será realizada gradualmente.

A interposição de recurso é cabível a todas as etapas do processo de seleção. A realização e coordenação do concurso está sob responsabilidade dos Correios. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada no período entre 31 de março até as 23:59 h do dia 30 de  abril de 2020. A validade da seletiva é de 1 ano, contado a partir da data de sua homologação, e poderá ser prorrogado uma única vez por igual período a critério dos Correios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *