noticias

Concursos em andamento e previstos para o Rio de Janeiro

Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicou a abertura de diversos processos seletivos simplificados no dia 26 de março de 2020 para preenchimento de vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para atuação emergencial no enfrentamento da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19). Os profissionais deverão atuar nas unidades da Fiocruz, localizadas na cidade do Rio de Janeiro.

O certame é composto por 3 etapas básicas, sendo elas:

  • Período de inscrição e envio do currículo
  • Análise curricular
  • Entrevista técnica

O currículo será pontuado de acordo com o tempo de experiência do profissional de saúde na área de atuação e perfil solicitado, e a entrevista técnica será pontuada a partir de uma avaliação de conhecimentos específicos e habilidades compatíveis com os requisitos do cargo.

As oportunidades são destinadas aos cargos de Nutricionista (2), Auxiliar Administrativo (8), Técnico em Radiologia (28), Assistente Social (4), Enfermeiro (260), Farmacêutico (15), Fisioterapeuta (92), Técnico em Farmácia (10), Psicólogo (9), Técnico de Enfermagem (501) e Médico (243).

O prazo final para cadastramento de currículos dos candidatos interessados é 03 de abril. A remuneração varia entre 1.500 a 15.500 reais, e os aprovados serão contratados por meio do regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

O concurso público para contratação de professor adjunto para atuar no Departamento de Estruturas e Fundações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está em andamento.

A vaga é destinada a candidatos da área de estruturas de concreto, com graduação em Engenharia Civil e Doutorado pleno. A jornada semanal de trabalho é de 40 horas, e a remuneração equivale a 5.497,00 reais.

O processo de seleção envolve as etapas de prova escrita, prova didática e análise de títulos.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Secretaria de Atendimento da Faculdade de Engenharia da UERJ, e serão recebidas no período de 30 de março a 30 de abril de 2020. A taxa de inscrição é de 274,85 reais.

O concurso público terá validade de 02 anos, a partir da data de publicação da homologação do resultado final, e poderá ser prorrogado por igual período a critério da UERJ.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Está em andamento o concurso público da Universidade Federal do Rio de Janeiro para provimento de cargos efetivos de Professor Titular-Livre do Magistério Superior.

O processo de seleção será destinado ao preenchimento de vagas de docentes das áreas de Artes Cênicas, Clínica Médica (1), Geometria Diferencial (1), Física da Matéria Condensada Experimental (1), Programa de Engenharia Civil (1) e Química (1). A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, e a remuneração total é de 20.530,01 reais, a depender da titulação do candidato. Os aprovados receberão ainda auxílio alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio transporte e auxílio saúde.

O processo de seleção será realizado por meio de prova de títulos e pontuação por publicação de trabalhos, de acordo com critérios definidos por cada Departamento.

As inscrições estão abertas e foram prorrogadas até o dia 28 de abril, e deverão ser realizadas no sítio eletrônico da UFRJ. A taxa de inscrição é de 170,00 reais.

Agência Nacional de Cinema (Ancine)

A Ancine aguarda a autorização pelo Ministério da Economia para abertura de um novo concurso previsto ainda em 2020. A solicitação considera o preenchimento de pelo menos 15 vagas, direcionadas aos cargos de Técnico e Analista da Área Administrativa, Técnico em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual e Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual.

De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais (ANER), atualmente a Ancine enfrenta um déficit no quadro de servidores ativos, fazendo com que a agência necessite terceirizar parte das suas funções.

O último processo seletivo, realizado em 2013, ocorreu sob responsabilidade da banca Cebraspe. O certame foi direcionado a candidatos de nível superior, com diploma nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Tecnologia da Informação, os quais foram selecionados mediante avaliação objetiva que envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Defesa da Concorrência, Legislação Audiovisual e Conhecimentos Específicos referentes a cada cargo.

Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)

Está prevista a realização de novo concurso público para preenchimento de vagas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A expectativa é de que o processo de seleção ocorra ainda este ano e, até o momento, a Alerj está em processo de análise de questões orçamentárias e decisão em relação ao quantitativo de vagas e cargos.

O último concurso, realizado em 2016, foi coordenado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a FEMPERJ. As oportunidades foram ofertadas para candidatos de nível superior, distribuídas entre os cargos de Especialista Legislativo (40) e Procurador (4).

Rioprevidência

No dia 05 de fevereiro de 2020, foi publicado oficialmente no Diário Oficial da União a autorização do novo concurso do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência). A previsão é de que o processo de seleção contemple a abertura de 41 vagas, a serem distribuídas entre os cargos de Assistente Previdenciário (18) e Especialista em Previdência Social (23).

A expectativa é de que o concurso ocorra ainda em 2020, e o próximo passo da Rioprevidência será realizar um processo de licitação para escolha da banca organizadora do certame. As vagas disponíveis serão destinadas à reposição das vacâncias que surgiram em 2017.

A expectativa é de que a remuneração inicial varie entre 2.160,00 a 5.670,00 reais, e a jornada de trabalho a ser cumprida seja de 40 horas semanais. No entanto, sobre esses valores podem incidir gratificações por desempenho de atividade e adicional de qualificação.

A última seletiva da Rioprevidência foi coordenada pela Ceperj e ocorreu em 2014, e a seleção foi realizada mediante prova objetiva e discursiva, contemplando as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Matemática, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Previdenciário e Previdência Social, Administração Básica, Legislação Pública, Estatística e Fundamentos de Atuária, Economia e Fundamentos de Finanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *