noticias

Concursos em andamento e previstos em Petrópolis – RJ

Prefeitura de Petrópolis

A abertura de um novo concurso público da Prefeitura de Petrópolis está prevista para o ano de 2020, e a expectativa é de que o edital possa ser lançado em breve. No dia 12 de fevereiro, o setor de Recursos Humanos da Prefeitura da cidade confirmou que o processo de seleção irá acontecer ainda este ano, e a divulgação oficial do certame poderá ocorrer nos próximos dias.

Formada em dezembro do ano passado, a comissão organizadora está em processo de elaboração do edital definitivo e escolha da banca responsável. Os cargos e o número respectivo de vagas também estão em fase final de estudo, mas a previsão é de que o concurso da Prefeitura contemple todos os níveis de escolaridade, uma vez que não há outros processos de seleção em validade, e ofereça oportunidades para cargos relacionados às áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

O último concurso foi realizado em 2016, e ofertou 62 vagas efetivas para todos os níveis de escolaridade, com destaque para cargos das áreas da Saúde e Apoio Administrativo. Nesse mesmo ano, um novo edital de processo seletivo foi lançado para o preenchimento de 146 vagas para Agente de Endemias e Agente Comunitário de Saúde, mas a contratação foi realizada por meio do regime celetista.

Contrato temporário Prefeitura Petrópolis

No dia 24 de janeiro de 2020, a Prefeitura de Petrópolis divulgou edital de processo seletivo simplificado para contratação de pessoal por prazo determinado visando atender a necessidade temporária do município até a admissão dos aprovados no concurso público acima referido, que está em processamento.

O processo de seleção foi destinado ao preenchimento de 370 vagas distribuídas entre as secretarias de Assistência Social (35) e a área da Educação (335), para professores de Educação Básica. A remuneração total varia entre 1.838,86 reais a 2.059,62 reais, e corresponde a uma jornada de trabalho de 20 horas semanais. O resultado final do certame foi divulgado no dia 02 de março, e os candidatos aprovados serão convocados para assinatura do contrato temporário de 12 meses, o qual poderá ser prorrogado até 24 meses. A validade do concurso é limitada a 01 ano, contado a partir da data de publicação do resultado, e os candidatos aprovados neste certame poderão realizar a prova do concurso público previsto pela Prefeitura sem qualquer prejuízo.

Concurso Jovem Aprendiz Correios 2020

Publicado no dia 30 de março de 2020, o edital n° 001/2020 referente ao Programa Jovem Aprendiz dos Correios visa o preenchimento de 4.462 vagas em todo o Brasil e formação de cadastro de reserva para diferentes localidades. Dentre o total de vagas, 08 serão destinadas à cidade de Petrópolis, divididas entre as funções de Assistente Administrativo e Assistente de Logística.

Para participar, os candidatos devem ter entre 14 e 22 anos completos até a data do ato da contratação, e devem estar cursando, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental. A jornada de aprendizagem será de 20 horas semanais, distribuída em 4 horas diárias.

A primeira etapa de classificação envolve a análise dos seguintes quesitos:

  • Renda familiar mensal
  • Idade
  • Instituição de ensino
  • Participação em programas sociais previstos no edital

Os candidatos convocados para a segunda etapa de classificação deverão comprovar todos os quesitos acima. A ausência de documentos comprobatórios de algum item previsto em edital irá acarretar na eliminação do candidato.

A terceira fase é a etapa pré-admissional, de caráter eliminatório, e será constituída pela realização de exames médicos admissionais, matrícula no Curso de Aprendizagem e entrega de documentos pessoais para comprovação de exigências. Os candidatos que não comparecerem na data, horário e local definidos serão prontamente eliminados, assim como aqueles que tenham optado por turno incompatível à sua participação no programa.

A quarta e última fase é a etapa de contratação, e será constituída da assinatura do contrato pelos candidatos aprovados. Essa fase será realizada gradualmente, conforme necessidade dos Correios.

O processo de seleção será realizado e coordenado pelos Correios. A inscrição é gratuita e deverá ser feita no período entre 31 de março até as 23:59 h do dia 30 de  abril de 2020. O processo seletivo tem validade de 1 ano, contado a partir da data de sua homologação, e pode ser prorrogado uma única vez por igual período a critério dos Correios.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou em 2020 o edital de processo seletivo simplificado para a contratação temporária de pessoal para a função de recenseador disposto a atuar no Censo Demográfico 2020. Para a cidade de Petrópolis, são 282 vagas a serem preenchidas.

O concurso é coordenado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O processo de seleção compreende a realização de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que irá abordar as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ética no Serviço Público e Conhecimentos Técnicos, e uma etapa de treinamento, cujo objetivo é capacitar o recenseador para a aplicação de conceitos e procedimentos na condução do Censo Demográfico.

O nível de escolaridade exigido para participar é ensino fundamental completo, e a taxa de inscrição é de 23,61 reais. A remuneração do recenseador é variável e o cálculo será feito por produção, considerando o setor censitário de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), o número de pessoas recenseadas, o tipo de questionário aplicado e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho prevista será de, no mínimo, 25 horas semanais, e o contrato deve durar até 3 meses, podendo ser prorrogado a critério do Instituto.

É preciso destacar, no entanto, que no dia 17 de março de 2020, o IBGE informou em nota oficial o adiamento do processo de seleção para 2021, em decorrência do quadro de emergência de saúde pública provocado pelo novo coronavírus. A decisão final considerou a natureza de coleta da pesquisa do Censo, predominantemente domiciliar e presencial, e a falta de tempo hábil para treinamento dos recenseadores devido à recomendação atual de isolamento social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *